Manas, a substância mental, enche toda a manifestação e serve de veículo dos pensamentos.
Estamos cercados por um oceano de pensamentos. Absorvemos alguns e rejeitamos outros. Cada um tem seu mundo de pensamentos. Os pensamentos são coisas vivas. Podemos deixar de existir, mas nossos pensamentos nunca morrem.
Um pensamento puro é mais afiado do que uma lâmina de navalha. Cada pensamento que você envia para o éter é uma vibração que jamais perece. Faz vibrar continuamente cada partícula do universo, e se seus pensamentos nobres e potentes colocarão em vibração todas as mentes que tenham afinidade com a sua.
Não acumule no cérebro informações inúteis, aprenda a não sobrecarregar a mente. Esqueça tudo o que não lhe for útil. Todo pensamento possui peso, forma, tamanho, estrutura, cor, qualidade e poder.
O pensamento é o arquiteto do cérebro. Cada pensamento é um elo ilimitado na corrente de causas e efeitos, cada efeito tornando-se uma causa e cada causa tendo sido um efeito. Cada elo na corrente ilimitada é formado por três componentes: desejo, pensamento e ação. Um desejo estimula um pensamento, o pensamento incorpora-se em uma ação, a ação constitui a trama do destino.
O pensamento esculpiu sua aparência. Os olhos confessam seus pensamentos. Os pensamentos negativos envenenam a vida. O pensamento exerce influência sobre o corpo. A tristeza na mente enfraquece o corpo. O corpo também influencia a mente. Um corpo são torna a mente sã.
Uma pessoa com discernimento é sempre cuidadosa e vigilante. Examina sempre e cautelosamente seus pensamentos, usa a introspecção. A parte sutil do alimento forma a mente. Alimento não significa apenas o que comemos, mas tudo o que captamos através dos sentidos.
O desenvolvimento do poder do pensamento é feito pela pureza moral, pela concentração, pela organização dos pensamentos, pela força de vontade e pelo sádhana. O melhor método para superar pensamentos tristes e a depressão conseqüentemente é procurar pensamentos inspiradores, sobre coisas inspiradoras. Essa é uma grande e eficiente lei da natureza.
Fonte: Sivananda - O poder do pensamento pelo Yoga
Pesquisa: Prof. Antônio Vicente